A luta em defesa da garantia dos direitos infantojuvenis ganhou mais um momento histórico na tarde de ontem, 9, com a posse dos conselheiros e da mesa diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) para o biênio 2023/2025. A solenidade fez com que o Plenarinho da Câmara Municipal ficasse lotado, dando ainda mais ênfase à importância do evento.
A mesa de honra contou com a presença do vice-prefeito de Parauapebas, João José Trindade, do presidente reeleito do Comdcap, Aldo Serra, do representante do Conselho Tutelar I, Valrismar Santos, do articulador do Selo Unicef, André Reis, e da adolescente Kauane Brenda Chaves Almeida, do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
Dando voz e vez às crianças e adolescentes, motivos de toda a luta e de estarem reunidos no plenário, o evento teve o pequeno Joaquim Bedran Cavalcante Pereira fazendo a leitura oficial do juramento, que foi repetido por todos os conselheiros.
A nova mesa diretora, eleita por aclamação em votação realizada no último dia 02, tem na presidência Aldo Serra, reeleito para a função em um reflexo claro da importância do trabalho que vem desenvolvendo. O vice é o representante da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Juvenal Lima, e a secretária é Juliana Santos, representante do Instituto Rede Cidadania.
Vinte conselheiros foram empossados, sendo dez representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e dez do Poder Público, indicados pelas secretarias de governo.
Em seu discurso, o vice-prefeito teceu vários elogios ao trabalho do Comdcap e se colocou à disposição para parcerias que resultem no melhor para a defesa dos direitos. “Eu fico muito agradecido pelo trabalho que o conselho vem realizando. Quero parabenizar a todos da sociedade aqui presentes e dizer que nós vamos lutar sempre para que nossas crianças e adolescentes sejam ricas no saber e no conhecimento”, disse.
O presidente reeleito fez agradecimentos e falou sobre a jornada e a importância do trabalho de prevenção. “O nosso principal desafio é trabalhar na prevenção. Nós temos que, de fato, começar a tratar da prevenção, pois do contrário nós iremos sempre vivenciar dias sombrios de violação de direitos e que nossos jovens, adolescentes e crianças estão cada vez mais imersos no mundo das facções e das drogas”, destacou, falando da importância da união de todos. “Temos que arregaçar as mangas, deixar de lado nossas vaidades e egos, se existirem, para que juntos possamos somar no projeto da sociedade”.
A solenidade foi encerrada com homenagens ao presidente Aldo Serra e, também, às mulheres que receberam lembranças do Conselho pela passagem do Dia Internacional da Mulher.