Com foco na prevenção e cuidados para que o público infantojuvenil tenham garantidos os seus direitos, na manhã de hoje, 15, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), a empresa Vale e três instituições da rede de proteção à criança e ao adolescente do município assinaram os termos de fomento para execução de cinco projetos.
O incentivo faz parte do primeiro edital do Comdcap referente ao ano de 2022 e o processo de concorrência se dá após um diagnóstico feito pelo Conselho, apontando as áreas que precisam avançar enquanto políticas públicas no município. Com a elaboração do Edital e, após a publicação, as instituições concorrem com os projetos, comprovam requisitos e, passando pelos trâmites administrativos da prefeitura, é assinado o termo de parceria para a execução das ideias propostas.
Nesse edital foram agraciadas com os recursos a Sorri Parauapebas, Fundação Bom Samaritano e a Associação Ramos Parauapebense de Karatê Educacional (Arpake) que buscarão alcançar o maior número de crianças e adolescentes com projetos que tratam da prevenção da gravidez na adolescência, da luta contra as drogas, contra a violência, entre outros.
Para o presidente do Comdcap, Aldo Serra, os projetos são de suma importância pois ajudam, principalmente, na prevenção. “É um momento muito importante e representativo, uma vez que esses projetos são de cunho preventivos e levam informação à comunidade, seja no ângulo da prevenção à violência sexual, mortalidade de jovens, entre outros”, evidenciou, informando que uma das atribuições do conselho é fomentar isso no âmbito da sociedade. “Quando o conselho encontra parceiros que, de fato, estão dispostos a executar projetos desse naipe, também com a parceria da Vale, nos traz um olhar de esperança e de boas expectativas”.
“Agradeço por fazer parte desse momento tão significativo para o Comdcap e todas instituições que forma contempladas. Ficamos felizes por assinar esses projetos, pois a Vale quer fomentar essas iniciativas. Sabemos o quanto é difícil escrever um projeto, executar e prestar conta, mas se nós não dermos as mãos não conseguiremos dar o próximo passo. Contem conosco, estamos à disposição. Obrigada por estarem hoje assinando esses projetos e sucesso”, declarou Sercila Braz, das Relações Institucionais da Vale.
Lurdes Câmara, representante da Sorri Parauapebas, falou da importância dos projetos. “São projetos importantes que podem mudar a vida e fazer pessoas melhores. A parceria entre Vale, Conselho e Sorri são mãos juntas fazendo um bem maior para a comunidade”, disse.