Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), realizou na manhã de hoje, 14, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o Seminário Temático da Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, que esse ano tem como tema “Proteger a Infância é potencializar o futuro”.
O evento foi abrilhantado por apresentações de crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos (SCFV) do Cras Altamiro Borba, Cras da Paz e Cras Nova Carajás que, com teatro, música e dança trabalharam o tema, deixando clara a importância de todos estarem atentos e na luta contra o trabalho infantil.
Profissionais da rede de proteção, usuários dos serviços de assistência social, estudantes e representantes de outros segmentos da sociedade estiveram no auditório e puderam ampliar seus conhecimentos sobre o tema com as palestras ministradas pela representante da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Dra. Cristina Medeiros, e pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Parauapebas, Carlos Felipe Sassim Francês.
Dando base para uma luta ainda mais efetiva contra o trabalho infantil, a assistente social do Aepeti, Marilúcia Maués apresentou na abertura do evento os dados do trabalho infantil no município.
Visando possibilitar denúncias e o acompanhamento mais preciso dos casos de violação de direitos, durante o evento, representes do Comdcap fizeram a apresentação do Infância Protegida (IP), um aplicativo de denúncias que destina as notificações para a Plataforma Acolhe, onde profissionais da rede de proteção à criança e adolescente acompanham e agilizam o atendimento aos casos.
Além de apresentar a funcionalidade, os técnicos do IP convidaram o público a baixar o aplicativo no celular e interagir, realizando testes de denúncias e convidando a todos para divulgarem a importante ferramenta.
Participaram da mesa de abertura o vice-prefeito João José Trindade, o secretário de Assistência Social, Celso Valério, a representante do Comdcap, Maria da Guia Sá, e a conselheira tutelar, Maraísa Dias.
As autoridades presentes no seminário falaram sobre a importância de todos estarem unidos na luta mas também da importância de uma reconstrução da cultura que se tem sobre o trabalho infantil, bem como a importância de investimentos em educação, cultura e esportes.