O Programa Socioeducativo da Criança e do Adolescente (PSCap), desenvolvido por meio de uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) com a Prefeitura de Parauapebas e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã de ontem, 22, no Centro de Abastecimento de Parauapebas (Cap), uma ação de prevenção e cuidados com as crianças e adolescentes.
Violações de direitos como o abuso sexual de crianças e adolescentes e, também, o trabalho infantil foram temas de apresentações e brincadeiras com as crianças, em forma de prevenção e cuidados. Em outro momento da ação, os feirantes giravam o catavento em um painel selecionando uma cor que definia uma pergunta, possibilitando que os servidores falassem de mitos e verdades sobre trabalho infantil.
“Nosso objetivo é trazer um pouco mais de leveza para esse assunto tão pesado que é o abuso sexual. Por isso usamos essa abordagem bem divertida e leve, mas tendo como foco ensinar as crianças e se protegerem de situações abusivas”, destacou a Tia Laila.
O PSCap
O PSCap é um programa que tem como intuito principal proporcionar atividades socioeducativas, tendo como foco a emancipação dos sujeitos, formação da consciência crítica, fortalecimento das relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva como cidadão.