A inauguração da nova sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), realizada na tarde de ontem, 17, teve como marcante a participação de crianças e adolescentes. O evento foi um verdadeiro marco na história da luta pelos direitos infantojuvenis em Parauapebas.
A solenidade se iniciou com apresentação das crianças e adolescentes dos Clubes de Desbravadores Suriel e Anjos de Prata. Durante o evento, os convidados puderam ouvir clássicos da MPB na voz da cantora Maria Helena, de 17 anos. Outra apresentação foi do pequeno Davi Peixoto Fernandes, 9 anos, que tocou violão em uma música que foi interpretada pelo seu professor.
Além dessas participações, o evento foi encerrado com o discurso do representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), o adolescente Laudimiro Júnior, que, com muito entusiasmo, falou o quanto tem sido importante para ele a parceria do Comdcap. “Se eu for resumir o Comdcap em uma palavra seria voz. O Comdcap e o Nunca me deram a voz e a oportunidade de ir vários lugares representando as pessoas e a nossa cidade. Através deles conseguimos estar participando das decisões que são sobre a gente. O Comdcap tem sido a base e nos ajuda a evoluir e ir mais longe. Fico feliz pela nova sede e vamos continuar evoluindo até onde quisermos chegar”.
Na inauguração, o Presidente do Comdcap, Aldo Serra, e todos os servidores recepcionaram os visitantes que, após apresentações do Clube de Desbravadores, descerraram a placa inaugural e conheceram as dependências do novo espaço. “O Conselho é feito de lutas e batalhas e, para estarmos hoje celebrando uma conquista, a gente precisou lutar arduamente. Que esse espaço seja de debates e, sobretudo, que emane decisões e deliberações que sejam em favor do nosso público que são as nossas crianças e adolescentes”, destacou o presidente.
A solenidade contou com a participação do vice-prefeito, João Trindade, do representante do Legislativo Municipal, vereador Anderson Moratório, do secretário de Assistência Social, Celso Valério Nascimento, de representantes da empresa Vale, dos conselheiros do Comdcap, de representantes das OSCs, do Conselho Tutelar, dentre outras autoridades.
Localizado na Rua 11, número 21, Chácara do Sol, no Bairro Primavera, o imóvel foi uma doação feita pela empresa Salobo Metais S.A. e veio acompanhado de uma caminhonete que ajudará, principalmente no atendimento a crianças e adolescentes da zona rural.